Prefeitura Municipal de Santa Filomena faz caminhada pela prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Santa Filomena em parceiria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde convidam toda a população do município para participar da Caminhada de Prevenção ao Suicídio que vai acontecer nesta quinta - feira (28/09).

Concentração em frente ao Antigo Conselho Tutelar (Rua Ariston Costa), as 07:00 da manhã.

As pessoas que desejarem participar poderão ir, de preferência, de camiseta amarela, cor que simboliza esse movimento

No mundo inteiro ocorre um suicídio a cada 40 segundos, resultando em 800.000 suicídios por ano. No Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos e cerca de 60 tentativas de tirar a vida por dia. Segundo estudo da Unicamp, cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio em algum momento de suas vidas. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a estatística de que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados no mundo se houvesse sido dado o atendimento emocional necessário, seja ele profissional (psicólogos/psiquiatras), como também através de apoio dos orgãos municipais.

Assim, para dar destaque à prevenção ao suicício, criou-se o Setembro Amarelo, onde busca-se chamar a atenção para o fato de que é possível prevenir aquela ocorrência.