qui. nov 14th, 2019

Mutirão ‘Mais IDH’ leva cidadania a Santa Filomena

Registrando o 27º pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Maranhão, Santa Filomena, distante 378 quilômetros de São Luís, é um dos nove municípios maranhenses que estão recebendo os serviços do Mutirão ‘Mais IDH’ neste primeiro ciclo de itinerância.

A segunda etapa do mutirão começa no próximo dia 6 de abril, beneficiando outros 10 dos 30 municípios com os piores indicadores sociais do estado. São eles: Centro Novo do Maranhão, São João do Caru, Governador Newton Belo, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Serrano do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Satubinha e Brejo.

Quem conseguiu gratuitamente um documento tão perto de casa, estava comemorando muito a oportunidade. Esse é o caso da dona de casa Rosali Nunes, de 42 anos, que vive com o marido e cinco filhos em Santa Filomena e foi ao mutirão para retirar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“Nunca pensei que fosse ter essa oportunidade aqui tão perto de casa. Estou muito feliz de conseguir tirar o documento sem precisar ir para outra cidade e também sem pagar”, explicou Rosali.

Além das ações de saúde, que foram realizadas durante dois dias a ação do mutirão também contemplou emissão de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e alistamento militar.

“Muito boa essa oportunidade. Sou de um povoado aqui perto, vim a pé pra cá. Se o caminhão não estivesse aqui teria que ir pra Presidente Dutra fazer meu alistamento. Aí teria que pagar um transporte, mas aqui foi tudo de graça”, pontuou o estudante Eduardo Sousa Silva, de 19 anos.