qui. set 19th, 2019

Mutirão ‘Mais IDH’ leva cidadania a Santa Filomena

Registrando o 27º pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Maranhão, Santa Filomena, distante 378 quilômetros de São Luís, é um dos nove municípios maranhenses que estão recebendo os serviços do Mutirão ‘Mais IDH’ neste primeiro ciclo de itinerância.

A segunda etapa do mutirão começa no próximo dia 6 de abril, beneficiando outros 10 dos 30 municípios com os piores indicadores sociais do estado. São eles: Centro Novo do Maranhão, São João do Caru, Governador Newton Belo, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Serrano do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Satubinha e Brejo.

Quem conseguiu gratuitamente um documento tão perto de casa, estava comemorando muito a oportunidade. Esse é o caso da dona de casa Rosali Nunes, de 42 anos, que vive com o marido e cinco filhos em Santa Filomena e foi ao mutirão para retirar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“Nunca pensei que fosse ter essa oportunidade aqui tão perto de casa. Estou muito feliz de conseguir tirar o documento sem precisar ir para outra cidade e também sem pagar”, explicou Rosali.

Além das ações de saúde, que foram realizadas durante dois dias a ação do mutirão também contemplou emissão de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e alistamento militar.

“Muito boa essa oportunidade. Sou de um povoado aqui perto, vim a pé pra cá. Se o caminhão não estivesse aqui teria que ir pra Presidente Dutra fazer meu alistamento. Aí teria que pagar um transporte, mas aqui foi tudo de graça”, pontuou o estudante Eduardo Sousa Silva, de 19 anos.

Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support